A guerra através dos olhos das crianças de Gaza | Labedu
Casos e Referências

A guerra através dos olhos das crianças de Gaza

7 de novembro de 2013

Desenhos de crianças podem ser muito expressivos e demonstrar uma profunda capacidade de compreensão de situações extremamente adversas.

Como já abordamos no post sobre as crianças invisíveis, o desenho de uma criança pode revelar muito sobre o modo como ela vê o mundo. Não poderia ser diferente em uma das piores zonas de conflito do planeta: a Faixa de Gaza. Os desenhos de crianças palestinas, moradoras da região, foram reunidos no livro “A Child’s View From Gaza: Palestinian Children’s Art and the Fight Against Censorship” (A Visão de uma Criança de Gaza: a Arte de Crianças Palestinas e a Luta Contra a Censura, em tradução livre).

gaza 2

Inicialmente os desenhos fariam parte de uma exposição no Museu de Arte Infantil de Oakland que foi cancelada duas semanas antes de sua estreia. Desse fato surgiu a acusação de censura e o livro foi feito como forma de propagar a visão dessas crianças afetadas pela situação de conflito em que vivem. Independente de visões políticas relacionadas à guerra, é inegável a força que essas imagens têm. Nenhuma guerra deve ser considerada positiva e essas crianças estão reféns da situação. E, infelizmente, passam por situações que requerem uma resistência emocional que nem mesmo os adultos possuem. Como estão aprendendo a todo momento, coisas boas e ruins, nessa também aprendem… Essas imagens são, paradoxalmente, uma forma singela e dolorida de espalhar um pouco do que acontece por lá.



Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar