Crianças leitoras de jornal | Labedu
Dicas Práticas e indicações

Crianças leitoras de jornal

10 de setembro de 2014

Jornal também pode ser para crianças! Confira aqui algumas sugestões para inserir os pequenos nesse universo de informações.

Falamos outro dia da importância de incluir as crianças nos assuntos que circulam nas grandes mídias. Meios de comunicação como o jornal são essenciais para atualizar crianças em assuntos do mundo contemporâneo. Iniciativas que promovem o incentivo à leitura de outros gêneros além do literário contribuem também para promover e desenvolver um olhar crítico, expandir as reflexões e manter as informações atualizadas.

O jornal impresso foi um dos primeiros grandes veículos de comunicação utilizado pelos homens. Antes da televisão e do rádio, as notícias eram veiculadas em papel. Hoje em dia, as mídias têm se diversificado cada vez mais, fazendo com que o acesso à informação se democratize e se diversifique para diferentes públicos e interesses.

Confira a seguir alguns jornais que se dedicam a interlocutores infantis:

Jornal do Pequeno Cidadão

Imagem: Jornal Pequeno Cidadão 9

Originalmente uma banda de música, o grupo Pequeno Cidadão tem se expandido cada vez mais, com diferentes ações e produtos. Recentemente, tem publicado um jornal para crianças e adultos. A colunas são dividas em música, artes visuais, bichos, poesias, esporte, brincadeiras, literatura, comida e muito mais.

Para conhecer e fazer downloads dos exemplares, clique aqui.

Joca

joca

Imagem do site do jornal Joca

Produzido pela editora Magia de Ler, o Jornal Joca se assemelha muito à forma dos jornais voltados aos adultos, mas se dirige a crianças de 7 a 12 anos.

Traz matérias atuais, até um pouco complexas, tentando promover a inclusão de crianças nas notícias que circulam nas grandes mídias. Algumas matérias são escritas pelas próprias crianças, como recomendações de livros e entrevistas.

Para ler um pouco mais, clique aqui.

 

Folhinha


folhinha

Capa da edição de 30/08/14

Com versão impressa e versão on line, como o “jornal grande” que o acolhe – Folha de São Paulo, a Folhinha sai todos os sábados como um especial para as crianças. Como o jornal grande, possui matérias, opinião dos leitores, tirinhas, crônicas e indicações de livros e cds.

Para ver as últimas edições, clique aqui.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar