Ler na vida da criança | Labedu
Casos e Referências

Ler na vida da criança

17 de março de 2014

A leitura cabe no cotidiano das crianças de hoje? Os pais e outros adultos que convivem com elas são exemplos de leitores? Algumas reflexões sobre a formação leitora.

Já falamos aqui sobre o problema das crianças contemporâneas terem uma agenda cheia de atividades, com pouco espaço para deixarem-se ficar pensando, criando, imaginado. Também já falamos sobre a leitura na vida dos pequenos (aqui, aqui, aqui e aqui). Agora juntando as duas coisas…

Graciela Montes, escritora e ensaísta argentina, uma das autoras mais representativas da literatura para crianças e jovens, em uma entrevista ao jornal El Clarín comentou sobre como formar leitores se relaciona com o tempo disponível para fruir:

ler1

Ela também comenta sobre a preocupação dos adultos na formação das crianças como leitores e faz uma provocação:

ler2

Essa postura de leitura – os comportamentos típicos de leitores – é o que faz com que uma criança, testemunhando cotidianamente essas atitudes, queira ler. Que ela queira ter as mesmas experiências que os adultos que convivem com elas e queira adentrar e compartilhar desse universo com outros leitores que admira.

Você pode se considerar um exemplo de leitor para seus pequenos?

Comente aqui conosco.

Compartilhe
TEMAS

Posts Relacionados

Outros posts que podem interessar